TRÁFEGO AÉREO

DECEA implementa Projeto Eficiência de Rotas

O Projeto foi desenvolvido por meio de um trabalho conjunto entre diversos órgãos e setores do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro
Publicada em: 04/10/2023 13:39
| Atualizada em: 04/10/2023 13:39
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Fonte: DECEA, por Denise Fontes
Edição: Agência Força Aérea

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) deu início, nessa quarta-feira (04/10), à implementação do Projeto Eficiência de Rotas, cujo escopo inclui a reestruturação de toda a rede de rotas fixas das regiões de Informação de Voo de Brasília e de Recife (FIR-BS e FIR-RE).

O Projeto, que é coordenado pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), faz parte do Programa SIRIUS Brasil do DECEA e tem por objetivo a redução nas distâncias voadas através da otimização das trajetórias de voo e segregação racional do espaço aéreo em função da demanda projetada para os próximos dez anos.

“Além de promover a gestão do tráfego aéreo mais sustentável através das rotas fixas mais diretas, o Projeto Eficiência de Rotas proporciona uma carga de trabalho mais igualitária nos centros de controle de tráfego. Os procedimentos de navegação aérea com perfis de voo mais eficientes e uma nova estrutura de espaços aéreos e de setorização são fundamentais para a implementação desse novo cenário operacional”, destaca o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha.

Tomada de Decisão Colaborativa

O Projeto Eficiência de Rotas foi desenvolvido por meio de um trabalho conjunto entre diversos órgãos e setores do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Na fase de planejamento, houve um trabalho mais ativo junto aos quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I, II, III e IV). Na fase de validação, participaram mais ativamente o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e as empresas aéreas, momento em que foram utilizadas ferramentas e softwares para modelagem e validação dos cenários, com o objetivo de mensurar a redução no consumo de combustível e emissões de CO2 na atmosfera.

Cerca de 500 controladores de tráfego aéreo dos CINDACTA I e III foram capacitados através de instruções teóricas e práticas nos simuladores para as mudanças das rotas. Durante o treinamento, foram colhidas sugestões de melhorias na nova circulação aérea, que serão analisadas e implementadas, caso convenientes, na fase de pós-implementação.

Como resultado desse esforço multidisciplinar, foram modificadas 127 aerovias nas FIR Brasília e Recife e 213 procedimentos de navegação aérea de cartas de chegada (STAR) e saída (SID) em oito Áreas de Controle Terminal (TMA), o que tornou a malha aérea bem mais eficiente.

Segundo o Subgerente do Projeto Eficiência de Rotas, Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Bruno da Silveira Topini, os resultados das simulações realizadas mostram que a nova setorização aumentou a capacidade de controle no espaço aéreo modificado. “Proporciona uma melhor gestão da demanda, de forma a reduzir e, na maior parte dos casos, evitar a ocorrência de esperas para ingresso em espaços aéreos mais congestionados, como é o caso da TMA-SP”, afirma o Oficial.

Em resultados simulados, considerando a malha aérea pré-pandemia, houve redução de aproximadamente 73.000 milhas náuticas voadas em um ano de operação, tendo como reflexo a redução aproximada na queima de aproximadamente 440 toneladas de querosene de aviação e emissões de 1.340 toneladas de gás carbônico na atmosfera. “Esses dados foram utilizados como indicadores de desempenho, considerando o cenário planejado, em comparação com as trajetórias voadas atualmente”, explica o Gerente do Projeto Eficiência, Tenente-Coronel Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Clóvis Fernandes Júnior.

Informações mais específicas podem ser encontradas na Circular de Informação Aeronáutica que divulga em detalhes técnicas do Projeto Eficiência de Rotas (AIC 25/23) e os usuários podem encaminhar dúvidas ou sugestões pelos canais do DECEA (https://servicos.decea.mil.br/sac/) para atendimento aos seus usuários, que serão considerados durante os ajustes e efetuados durante os trabalhos de pós-implementação do projeto.

Programa SIRIUS Brasil

O trabalho do Programa SIRIUS Brasil é contínuo e incessante, sempre buscando cumprir com os compromissos da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), de fomento à indústria aeronáutica, mantendo-se, assim, um ciclo de melhoria contínua da navegação aérea mundial.

Fotos: Fabio Maciel / DECEA